Desde 2010, a E.E.B. Dom Vital de Ponte Serrada tem sido pioneira em uma iniciativa educacional inovadora, o Projeto “ÓLEO no Futuro”. Esta iniciativa, que começou como oficinas no âmbito do Ensino Médio Inovador, cresceu e se expandiu a cada ano, ganhando destaque tanto pelos alunos quanto pelos educadores envolvidos. O objetivo central do projeto […]
Desde 2010, a E.E.B. Dom Vital de Ponte Serrada tem sido pioneira em uma iniciativa educacional inovadora, o Projeto “ÓLEO no Futuro”. Esta iniciativa, que começou como oficinas no âmbito do Ensino Médio Inovador, cresceu e se expandiu a cada ano, ganhando destaque tanto pelos alunos quanto pelos educadores envolvidos.
O objetivo central do projeto é integrar alunos, professores e comunidade em ações significativas de preservação ambiental. Sob a orientação dos dedicados professores Bruna Magarinus Paglia, Sônia Tomáz, Glaucia Cassiano, Graciane Visnieski e Vera Lucia Rocha Gallo, nas disciplinas de Trilha de Aprofundamento em Sociologia, Trilha de Aprofundamento em Química, Laboratório de Ciências da Natureza e Matemática, os estudantes do segundo ano do Novo Ensino Médio têm se envolvido ativamente.
Além de promover a conscientização ambiental, o projeto também inclui uma recompensa no final do ano. Os recursos arrecadados são utilizados para uma viagem de estudos e, ainda mais notável, para uma ação social. Neste ano, os alunos se uniram aos professores na arrecadação de fundos para comprar kits de higiene pessoal e produtos de limpeza, que foram entregues ao Asilo São Roque de Ponte Serrada.
Na segunda-feira (02), em celebração ao Dia do Idoso, o Projeto “ÓLEO no Futuro” e a disciplina eletiva “Projeto de Vida” puderam colocar em prática a ação solidária planejada. Os alunos não apenas entregaram os kits e produtos de limpeza, mas também organizaram atividades, jogos e um café da manhã compartilhado para criar momentos de interação e troca de experiências.
O sucesso contínuo do Projeto “ÓLEO no Futuro” é evidente e é atribuído à sua capacidade de adaptação e melhoria constantes. A comunidade local desempenha um papel vital no suporte ao projeto, seja por meio da doação de gorduras usadas, essenciais para a produção de sabão pelos alunos, ou pela compra dos produtos fabricados pelos estudantes.