Comunidade

Marcos Vinícius Pedroso | 11/07/2023 11:29

11/07/2023 11:29

13336 visualizações

Vereador pede que Ponte Serrada faça adesão ao programa Minha Casa, Minha Vida

O vereador Robson Acunha indicou na sessão desta segunda-feira (10), que a administração municipal de Ponte Serrada faça adesão ao programa federal Minha Casa, Minha Vida. Sob gestão do Ministério das Cidades, o programa oferece subsídio e taxa de juros abaixo do mercado para a aquisição de moradias populares e conjuntos habitacionais na cidade ou […]

Vereador pede que Ponte Serrada faça adesão ao programa Minha Casa, Minha Vida

O vereador Robson Acunha indicou na sessão desta segunda-feira (10), que a administração municipal de Ponte Serrada faça adesão ao programa federal Minha Casa, Minha Vida.

Sob gestão do Ministério das Cidades, o programa oferece subsídio e taxa de juros abaixo do mercado para a aquisição de moradias populares e conjuntos habitacionais na cidade ou no campo, até um determinado valor.

Para serem atendidas, as famílias selecionadas precisam preencher alguns requisitos sociais e de renda, além de não ter imóvel no nome.

Em 14 de fevereiro de 2023, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou a retomada do programa, com a entrega de 2.745 unidades habitacionais. O Minha Casa, Minha Vida tem como meta contratar, até 2026, 2 milhões de moradias.

Uma das principais novidades do programa é o retorno da Faixa 1, agora voltado para famílias com renda bruta de até R$ 2.640 (anteriormente, a renda exigida era de R$ 1.800). Nos últimos quatro anos, a população com essa faixa de renda foi excluída do programa. Agora, a ideia é que até 50% das unidades financiadas e subsidiadas sejam destinadas a esse público. Historicamente, o subsídio oferecido a famílias dessa faixa de renda varia de 85% a 95%.

Outras novidades do Minha Casa, Minha Vida são a ampliação da inclusão da locação social, a possibilidade de aquisição de moradia urbana usada e a inclusão de famílias em situação de rua no programa. Os novos empreendimentos estarão mais próximos a comércio, serviços e equipamentos públicos, e com melhor infraestrutura no entorno.

 

–  O município estará destinando terreno para esta finalidade, onde poderão ser projetadas moradias conjugadas, o que contemplará um número maior de famílias em uma área de terra menor – disse Robson ao apresentar a indicação.

(Fonte Oeste Mais)

Deixe seu comentário