A previsão do tempo divulgada nesta quinta-feira, dia 6, pela Defesa Civil, indica a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral Sul de SC e o Litoral do Rio Grande do Sul. A mudança no clima inicia nesta sexta-feira, dia 7, com a formação de uma frente fria associada a um sistema de baixa […]
A previsão do tempo divulgada nesta quinta-feira, dia 6, pela Defesa Civil, indica a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral Sul de SC e o Litoral do Rio Grande do Sul.
A mudança no clima inicia nesta sexta-feira, dia 7, com a formação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão próximo ao RS, que favorece o aumento de nuvens nas áreas de divisa entre os estados.
No Sul catarinense há condições para chuva isolada com algumas trovoadas no final do dia. Nas demais regiões do estado, tempo estável com presença de sol. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Vale do Itajaí e no Litoral Norte, aos 21°C no Planalto Sul e variam de 22 a 25°C no restante do estado.
No sábado, dia 8, a frente fria avança por SC ao mesmo tempo em que o sistema de baixa pressão se intensifica, dando origem ao ciclone.
A chuva começa na madrugada nas áreas de divisa, acompanhada por algumas trovoadas isoladas, e se estende para as demais regiões entre o final da manhã e à tarde. O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos pontuais.
Temperaturas amenas no amanhecer com mínimas entre 10 e 15°C no estado e à tarde máximas de 13 a 18°C na maior parte do estado. O mar fica agitado da Grande Florianópolis ao Litoral Sul, com picos de ondas que se aproximam de 3 metros.
( Fonte Oeste Mais)