Maicon Fiuza | 24/04/2023 16:12

24/04/2023 16:12

7873 visualizações

Em apenas duas semanas, curso sobre escuta protegida de crianças e adolescentes alcança dois mil inscritos

“Está interativo, com conteúdos completos e atualizados que certamente contribuíram significativamente com a minha prática de trabalho”. É assim que um dos participantes da capacitação on-line “Identificar, Escutar e Proteger”, promovida pelo Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público de […]

Em apenas duas semanas, curso sobre escuta protegida de crianças e adolescentes alcança dois mil inscritos

“Está interativo, com conteúdos completos e atualizados que certamente contribuíram significativamente com a minha prática de trabalho”. É assim que um dos participantes da capacitação on-line “Identificar, Escutar e Proteger”, promovida pelo Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), define o curso. Em apenas duas semanas, a formação já alcançou dois mil inscritos.

Qualificar a escuta de crianças e adolescentes em situação de violência é o principal objetivo do curso, que já vem apresentando resultados, mostrando caminhos para a atuação segura dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a área da infância e adolescência. Uma delegada de Polícia em Santa Catarina, que já concluiu a capacitação, conta que achou o conteúdo do curso dinâmico e “com abordagens que desmistificam pontos importantes do trato com o público infantojuvenil”.

Outra concluinte, que faz parte da equipe de um Conselho Municipal de Educação, disse que nunca participou de nada parecido e que percebe “o quão necessário é o fortalecimento do trabalho em rede e a sua importância”. Já outro profissional, que participou da formação, ressalta que o curso é excelente e que aprendeu de forma clara e objetiva com ele.

Dividido em cinco módulos, o curso aborda a definição de violência contra crianças e adolescentes, as diferenças entre depoimento especial e escuta especializada e a apresentação de conhecimentos sobre a sexualidade na infância e adolescência, as narrativas e vivências de violência e o desenvolvimento humano. Todo o conteúdo é orientado pela Lei da Escuta Protegida (13.431/17), que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.

A capacitação continua disponível para os profissionais da área. Para se inscrever, o público em geral deve fazer o cadastro no site do  CEAF Virtual pela opção “Nova conta” na página principal do Portal, confirmar o “Termo de Uso do Portal – CEAF Virtual” e, depois, acessar este link.

Deixe seu comentário