Saúde

Daiane Caroline Hein | 11/04/2023 10:36

11/04/2023 10:36

11302 visualizações

Caso de raiva em morcego é registrado em Chapecó

Um vírus mortal transmitido para as pessoas pela saliva de animais infectados. Normalmente, a raiva é transmitida por meio da mordida de um animal. No Brasil, gatos e cães são os principais transmissores. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental. Na última segunda-feira (10), a Prefeitura Municipal […]

Caso de raiva em morcego é registrado em Chapecó

Um vírus mortal transmitido para as pessoas pela saliva de animais infectados.

Normalmente, a raiva é transmitida por meio da mordida de um animal. No Brasil, gatos e cães são os principais transmissores.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental.

Na última segunda-feira (10), a Prefeitura Municipal de Chapecó divulgou o primeiro caso de raiva confirmado no município.

A Secretaria de Saúde de Chapecó informa que foi registrado um caso de raiva em um morcego, numa residência, no bairro São Cristóvão. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lilian Galão, o caso foi confirmado na quinta-feira. Ela explicou que a Secretaria de Saúde realiza periodicamente o monitoramento de casos de raiva em mamíferos.

Ela informou que foi realizado o bloqueio num raio de 300 metros, onde todos os animais deverão ser vacinados.

– A raiva é uma doença contagiosa, que pode ser transmitida por mordida ou aranhão, podendo causar encefalite, que é uma inflamação no cérebro, podendo ser fatal. Por isso é importante manter sempre em dia a vacinação de seus pets – comenta.

Deixe seu comentário