Lance no Campo

Maicon Fiuza | 19/03/2023 13:48

19/03/2023 13:48

14395 visualizações

Lance no Campo: Apae de Faxinal dos Guedes desenvolve terapia com cavalos

A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação. É também considerada uma forma de reabilitação baseada na neurofisiologia tendo como base os movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo. Ao caminhar, o centro de gravidade do […]

Lance no Campo: Apae de Faxinal dos Guedes desenvolve terapia com cavalos

A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação.
É também considerada uma forma de reabilitação baseada na neurofisiologia tendo como base os movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo. Ao caminhar, o centro de gravidade do cavalo é deslocado tridimensionalmente, resultando em um movimento similar ao da marcha humana com movimentos alternados dos membros superiores e da pelve.

Em Faxinal dos Guedes, a Apae desenvolve essa terapia há anos com seus alunos. As aulas acontecem no CTG da cidade com uma equipe preparada para atuar no desenvolvimento dos frequentadores.

Para realizar a equoterapia não há limite de idade, crianças desde os dois anos frequentam as aulas, até idosas com mais de 60. No local são atendidas mais de 30 pessoas, com aulas nas segundas, terças e quartas-feiras. A própria psicóloga nos conta os benefícios acompanhados por ela mesma no acompanhamento das atividades.

Importante destacar que a Equoterapia para ser realizada com eficiência necessita de uma equipe multidisciplinar.

O Kaluanã foi um dos alunos da Apae que participou da nossa gravação, a titulo de curiosidade, a sua mãe nos contou que o seu nome é indígena e significa filho corajoso, homem guerreiro. Realmente, as dificuldades do dia a dia ficam para trás quando ele está ao lado do seu amigo…

Assista a reportagem:

Deixe seu comentário