A busca constante por conhecimento, inovação e aprimoramento na gestão pública incentivou a Administração Municipal de Faxinal dos Guedes a assinar, nesta semana, o termo de adesão ao novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora. A formalização da continuidade dessa parceria aconteceu no espaço do Sebrae/SC durante o 24º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. Representaram o […]
A busca constante por conhecimento, inovação e aprimoramento na gestão pública incentivou a Administração Municipal de Faxinal dos Guedes a assinar, nesta semana, o termo de adesão ao novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora. A formalização da continuidade dessa parceria aconteceu no espaço do Sebrae/SC durante o 24º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho.
Representaram o Sebrae/SC o diretor técnico Luc Pinheiro, o gerente regional do oeste Udo Martin Trennepohl e a gestora regional do programa no oeste Gabriela da Costa Heming. Pelo município participaram o prefeito Gilberto Angelo Lazzari, o secretário de Fazenda e Administração Diomar de Souza, o secretário de Agricultura Gilberto Bringhenti e o apicultor e presidente de Apicultores de Faxinal dos Guedes Victor de Castro.
De acordo com o prefeito, o município de Faxinal dos Guedes estava muito acomodado antes da parceria com o Sebrae/SC. “Recebemos um ‘sacode a poeira’ e tudo começou a movimentar porque o conhecimento e a expertise da entidade geram oportunidades”, relatou. Segundo o gestor municipal, a atuação do Sebrae/SC não consiste apenas no fomento ao empreendedorismo, na simplificação de processos para abertura de novas empresas ou no auxílio burocrático aos empresários, mas vai além e impacta outras atividades econômicas.
“Exemplo disso é o que foi realizado no ano passado em relação à cadeia produtiva da bovinocultura leiteira que viabilizou os exames de tuberculose e brucelose no rebanho dos empreendedores rurais do município. Para esse novo ciclo do Cidade Empreendedora contratamos outras soluções e pretendemos promover alguma atividade diferenciada aos nossos produtores”, antecipou. Segundo o prefeito, mais de 50% do movimento econômico de Faxinal dos Guedes é oriundo do agronegócio (agricultura, bovinocultura, avicultura, suinocultura e produção de grãos).
CIDADE EMPREENDEDORA
O secretário municipal Diomar de Souza ressaltou que a principal motivação da renovação da parceria é a busca constante pelo conhecimento. “Se ficarmos parados no mesmo local não temos acesso às inovações, novas tecnologias ou troca de experiências com outras cidades brasileiras. Tudo isso o Sebrae/SC proporciona aliado de experiências positivas. Importante destacar que a Administração Municipal sempre está sem busca do desenvolvimento o que legitima essa parceria”, expôs.
Como resultados obtidos no ciclo anterior do Cidade Empreendedora, o secretário cita a desburocratização porque antes eram necessários, em média, sete dias e meio para formalizar a abertura de uma empresa no município, tempo que foi reduzido para 15 minutos. “Podemos auxiliar os microempreendedores individuais (MEIs) da abertura até o fechamento do seu negócio graças a esse programa, sem contar em outras demandas da gestão empresarial e da oferta de oportunidades gratuitas de qualificação”.
Para os próximos dois anos de implementação do programa os desafios no município são de atingir as comunidades mais distantes, fomentar a agricultura familiar e desenvolver as pequenas empresas. “E uma das estratégias será o suporte para o atendimento das exigências legais uma vez que altera com frequência as leis sobre impostos. Então, queremos elaborar um projeto no qual beneficiaremos a maioria da população e não apenas um nicho de mercado ou um segmento específico”, adiantou o secretário.
Entre as soluções contratadas pelo município estão desburocratização, Sala do Empreendedor, educação empreendedora e suporte aos empresários faxinalenses para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
— Queremos ajudar o município a prosperar, auxiliar os empresários locais e beneficiar o maior número de pessoas possível — finalizou.