Educação

Maicon Fiuza | 09/02/2023 15:16

09/02/2023 15:16

19217 visualizações

Resultado do ENEM é divulgado hoje

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi antecipado do dia 13 para 9, quinta-feira. Para conferir as notas, os estudantes devem acessar a Página do Participante e conferir se o boletim de desempenho já está disponível. Em 2022, aproximadamente 3,4 milhões de estudantes se inscreveram e 2,49 milhões realizaram as provas. Desses, […]

Resultado do ENEM é divulgado hoje

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi antecipado do dia 13 para 9, quinta-feira. Para conferir as notas, os estudantes devem acessar a Página do Participante e conferir se o boletim de desempenho já está disponível.

Em 2022, aproximadamente 3,4 milhões de estudantes se inscreveram e 2,49 milhões realizaram as provas. Desses, apenas 32.376 optaram pelo formato online da seleção, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

No início de janeiro, o Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou o calendário completo do ENEM. As inscrições serão realizadas entre 8 e 19 de maio deste ano. As provas estão agendadas para os dias 5 e 12 de novembro.

A preparação para os processos seletivos deve começar desde o início do ano letivo, na opinião do coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Londrina, Nilson Castilho.

— Além de ser uma prova que mede conhecimentos, o ENEM avalia a capacidade analítica dos estudantes e também seu repertório cultural. Por isso é tão importante estudar de diferentes formas e com antecedência — explica.

O que muda no ENEM

A implementação do Novo Ensino Médio, em 2022, trouxe também mudanças no ENEM. Em 2024, quando os estudantes tiverem passado pelo ciclo completo do novo modelo, devem fazer provas mais alinhadas aos conteúdos estudados no período, de acordo com Castilho.

— A prova do ENEM seguirá as mudanças apresentadas no Ensino Médio, se adaptando aos novos modelos de ensino implementados — comenta.

Entre as principais mudanças estão a adaptação de acordo com as áreas escolhidas pelos estudantes. No primeiro dia de prova as questões serão interdisciplinares com foco em raciocínio lógico. No segundo dia as questões seguirão quatro opções, com o foco selecionado pelo participante. Estima-se que perguntas discursivas sejam incluídas na avaliação, mudando o atual formato de múltipla escolha e redação.

Deixe seu comentário