Bombeiros

Natan Lucas Canal | 09/01/2023 09:34

09/01/2023 09:34

12209 visualizações

Morador do Oeste morre afogado em rio no RS

Os Bombeiros de Chapecó atenderam na tarde desse domingo (08), por volta das 18h30, uma ocorrência afogamento de um homem (C. R. L. W.) de 35 anos próximo à antiga ponte sobre o Rio Passo Fundo, em Nonoai (RS) Foram realizadas as buscas pelos guarda-vidas do CBMSC na área indicada e mergulho pelos bombeiros militares […]

Morador do Oeste morre afogado em rio no RS

Os Bombeiros de Chapecó atenderam na tarde desse domingo (08), por volta das 18h30, uma ocorrência afogamento de um homem (C. R. L. W.) de 35 anos próximo à antiga ponte sobre o Rio Passo Fundo, em Nonoai (RS)

Foram realizadas as buscas pelos guarda-vidas do CBMSC na área indicada e mergulho pelos bombeiros militares do CBMSC, sendo localizado o corpo sem sinais vitais a oito metros de profundidade às 20h20.

Familiares relatavam que a vítima era de Chapecó e já estava submersa há 20 minutos quando foi feito ao acionamento.

Foi acionado o Instituto Geral de Perícias do Rio Grande o Sul e o corpo ficou aos cuidados dos bombeiros militares do CBMRS presentes no local.

Dicas para evitar acidentes

  • Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente;
  • Prefira banhar-se em locais rasos e sem correnteza;
  • Evite banhar-se sozinho – vá com amigos e familiares e/ou procure um local de banho conhecido, com outras pessoas e, se possível, com guarda-vida;
  • Sempre avise o local que está indo para um parente e a hora programada para retorno;
  • Adultos também podem usar coletes salva-vidas;
  • Não nade após refeições;
  • Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis;
  • Sempre acate as orientações dos guarda-vidas e atente-se às sinalizações.

Como reagir em caso de acidente

Caso você esteja em um princípio de afogamento, mantenha-se calmo e tente flutuar, colocando a barriga para cima. Desta forma, o rosto ficará fora d’água e os braços livres, permitindo que você chame por socorro. Caso haja correnteza, não tente lutar contra ela; deixe-se levar com as pernas voltadas para o mesmo sentido do rio (protegendo a sua cabeça) e use os braços como leme para se aproximar aos poucos da margem.

Também existe a possibilidade de você presenciar um afogamento na sua frente; nesse caso, é muito importante que você não entre na água para fazer o salvamento se não estiver habilitado para isso – você pode se tornar mais uma vítima. Lance algum objeto que a ajude a flutuar e acione os guarda-vidas ou os bombeiros através do número 193.

Deixe seu comentário