Comunidade

Lance Notícias | 07/10/2022 14:49

07/10/2022 14:49

208925 visualizações

Projeto Sabores e Delícias “Grossnonna”, encerram atividades nesta semana

Encerrou nesta semana as etapas nas comunidades participantes do projeto Sabores e Delícias “Grossnonna”, em Ipumirim. Nessa fase, cada grupo ou família inscrita, produziu os pratos com as receitas, ingredientes e modo de preparo condizentes aos moldes e costumes do passado, porque o projeto visa resgatar a culinária dos antepassados. No total, foram oito comunidades […]

Projeto Sabores e Delícias “Grossnonna”, encerram atividades nesta semana

Encerrou nesta semana as etapas nas comunidades participantes do projeto Sabores e Delícias “Grossnonna”, em Ipumirim. Nessa fase, cada grupo ou família inscrita, produziu os pratos com as receitas, ingredientes e modo de preparo condizentes aos moldes e costumes do passado, porque o projeto visa resgatar a culinária dos antepassados.

No total, foram oito comunidades que participaram do Grossnonna 2022. Todos os grupos vão se reunir no dia 15 de novembro, quando irá acontecer o encerramento com produção e degustação dos pratos.

Os últimos três encontros ocorreram em Serrinha, onde o casal Elisete e Claudio Somariva fizeram polenta recheada e bolo de fubá, em São Rafael, as integrantes do Clube de Mães Nossa Senhora Aparecida, produziram duas recitas da culinária italiana, tortei e suco de laranja, e dois pratos característicos da culinária alemã, arroz doce e bolinho de milho. No último encontro, em Linha Encruzilhada, as participantes fizeram bolinho frito de massa de pão e broa de araruta.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Departamento Municipal da Cultura e Epagri.

— O Grossnonna é um resgate histórico da culinária dos nossos antepassados. Os pratos inscritos tem um gostinho do passado, porque são produzidos com ingredientes e moldes antigos — completa o diretor Municipal de Cultura, Edson Bogoni.

A extensionista social da Epagri de Ipumirim, Carmem Danusi Bonissoni, enfatiza que o projeto promove uma satisfação pessoal dos participantes, porque evidencia as tradições das famílias, além de utilizarem ingredientes comuns e naturais para a elaboração dos pratos.

— O projeto é muito gratificante. Em cada encontro percebemos a importância de resgatar as receitas e os sabores que marcaram a história das famílias — ressalta.

Deixe seu comentário