As medidas implementadas pela Administração Municipal de Faxinal dos Guedes para simplificar os processos de abertura de uma empresa e para estimular o desenvolvimento territorial têm surtido efeitos positivos na economia local. As principais conquistas referem-se à redução do tempo médio para iniciar uma atividade, ao incremento no número de novas empresas formalizadas e na diversificação da […]
As medidas implementadas pela Administração Municipal de Faxinal dos Guedes para simplificar os processos de abertura de uma empresa e para estimular o desenvolvimento territorial têm surtido efeitos positivos na economia local. As principais conquistas referem-se à redução do tempo médio para iniciar uma atividade, ao incremento no número de novas empresas formalizadas e na diversificação da matriz econômica. Para a adequação dos processos internos o Poder Público conta com a parceria do Sebrae/SC para execução do Programa Cidade Empreendedora, que busca criar um ambiente favorável aos negócios.
Conforme o Painel Mapa das Empresas – portal de divulgação do Ministério da Economia para os números de empreendedorismo no Brasil –, Faxinal dos Guedes diminuiu em 99% o tempo médio para abertura de uma empresa no comparativo de julho deste ano com o mesmo período de 2021. O levantamento comprova uma redução de 175 horas para a espera do empreendedor iniciar sua atividade econômica, porque em julho de 2021 eram necessárias 177 horas para formalização, tempo que abreviou para apenas 2 horas em julho deste ano.
A diminuição no tempo para abertura de um novo negócio tornou o cenário municipal mais atrativo para empreender e, consequentemente, ocorreu o crescimento no número de CNPJs. De acordo com o secretário de Fazenda e Administração, Diomar de Souza, no primeiro semestre de 2021 foram formalizadas 86 novas empresas, indicador que cresceu para 111 novos negócios no mesmo período de 2022, o que representa uma ampliação de 29%.
– Esses resultados foram possíveis pela simplificação dos processos internos que agilizou o licenciamento de estabelecimentos do município aliado a atuação da Sala do Empreendedor, que orienta os empreendedores e dá celeridade nos encaminhamentos necessários. Comemoramos esses avanços, mas sabemos que podemos progredir ainda mais. Agradecemos ao Sebrae/SC pelo suporte na implementação da Lei de Liberdade Econômica nº 13.874/2019 – analisa o vice-prefeito João Carlos Zanetti.
Cidade Empreendedora
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, destaca que o eixo de desburocratização do programa busca promover a melhoria do ambiente de negócios em várias regiões do Estado, incentivando a padronização, a simplificação dos processos municipais e adequação das legislações que favorecem o desenvolvimento dos pequenos negócios. “Cada passo dado representa a construção de um ambiente muito mais atrativo ao empreendedor. Parabéns a Faxinal dos Guedes por conquistar seus objetivos iniciativas com o programa”, avalia.