Cultura

Natan Lucas Canal | 08/08/2022 10:45

08/08/2022 10:45

12775 visualizações

Saiba mais sobre o projeto Sabores e Delicias “Grossnonna” 2022

O aroma e o sabor de um simples prato pode conter lembranças, costumes e histórias de um povo, de um local ou de vários lugares onde a receita foi disseminada. Manter ativos esses sabores é uma das propostas do Projeto “Sabores e Delicias GrossNonna”, que está em sua segunda edição, em Ipumirim. O “GrosNonna” que, […]

Saiba mais sobre o projeto Sabores e Delicias “Grossnonna” 2022

O aroma e o sabor de um simples prato pode conter lembranças, costumes e histórias de um povo, de um local ou de vários lugares onde a receita foi disseminada. Manter ativos esses sabores é uma das propostas do Projeto “Sabores e Delicias GrossNonna”, que está em sua segunda edição, em Ipumirim.

O “GrosNonna” que, como o próprio nome reporta, reúne pratos da cozinha alemã e italiana e tem objetivo de resgatar receitas de pratos típicos tradicionais (doces ou salgados) de nossos antepassados, especialmente dos descendentes das famílias alemãs e italianas, repassadas entre as gerações e que se mantém vivas na memória da cultura alimentar.

O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, através do Departamento Municipal de Cultura, EPAGRI (escritório local), e Conselho Municipal de Política Cultural.

A edição 2022 iniciou na semana passada, com a primeira visita às pessoas ou grupos que se inscreveram para confeccionar os pratos do Projeto GrossNonna. A primeira visita aconteceu na comunidade de Alto Capitão, na casa da dona Maria de Lourdes Wermeier, que brindou a equipe do projeto com a produção de um prato doce, denominado “Bolo do Segredo” e um prato salgado “Palitos de Queijo”.

— Esse projeto valoriza e mantem vivas as receitas das gerações passadas. A história de Ipumirim está presente também nesses pratos. Dessa forma, é importante abrir esse espaço para demonstrar a culinária do passado — considera o diretor Municipal de Cultura, Edson Bogoni.

Nos próximos dias ocorrerão as visitas agendadas nas comunidades de Lajeado Manso e Encruzilhada. Para a edição 2022 estão inscritos nove comunidades. O Encerramento, com a apresentação de todos os pratos inscritos, acontecerá no dia 15 de novembro.

Deixe seu comentário