A Polícia Militar divulgou nesta semana, informações sobre as penalidades que os condutores de motos sofrem com o som alto vindo do escapamento. O barulho acontece porque muitas vezes o condutor, propositalmente ou não, utiliza a descarga (equipamento obrigatório) de forma inapropriada ou defeituosa. Mas além do incômodo que gera, essa situação também pode implicar […]
A Polícia Militar divulgou nesta semana, informações sobre as penalidades que os condutores de motos sofrem com o som alto vindo do escapamento.
O barulho acontece porque muitas vezes o condutor, propositalmente ou não, utiliza a descarga (equipamento obrigatório) de forma inapropriada ou defeituosa. Mas além do incômodo que gera, essa situação também pode implicar em sansões ao condutor, como multa grave, principalmente quando o equipamento é alterado de forma proposital.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os veículos devem ter as características originais. A retirada do silenciador do escapamento de uma moto é irregular.
Penalidades para o condutor:
- Quando flagrado, o condutor recebe uma notificação de natureza grave, com cinco pontos na CNH, no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo para regularização.
- Quando a moto pode estar gerando barulho excessivo
- Quando for retirado o silenciador do escapamento, deixando, a passagem dos gases livres, aumentando o ruído de forma proposital;
- Quando o escapamento apresenta problema no silenciador;
- Quando o escapamento é substituído por outro não adequado às normas.
Além das questões previstas no Código de Trânsito, o barulho excessivo de um veículo causa poluição sonora e pode ferir também a Legislação Ambiental.