Inúmeras mulheres conquistam cargos e posições altamente qualificadas e que anteriormente eram consideradas apenas como masculinos. Esse é o caso do Rugby, esporte originário da Inglaterra em 1845, quando suas regras forma pela primeira vez escritas, e vem ganhando cada vez mais atletas. Esse é o caso do time de Rugby Feminino de Chapecó, que […]
Inúmeras mulheres conquistam cargos e posições altamente qualificadas e que anteriormente eram consideradas apenas como masculinos. Esse é o caso do Rugby, esporte originário da Inglaterra em 1845, quando suas regras forma pela primeira vez escritas, e vem ganhando cada vez mais atletas.
Esse é o caso do time de Rugby Feminino de Chapecó, que iniciou suas atividades em 2011. De acordo com responsável técnico, André Tessaro, o time teve uma curta duração nesse primeiro momento. Esse projeto era parte complementar da equipe masculina.
— Em 2017 reunimos novamente um grupo de entusiastas da modalidade e fundamos o clube, novamente vinculado a associação masculina — cita.
Ao final de 2018, as meninas tomaram um rumo diferente e transformaram seu clube, com objetivo de ser exclusivamente feminino.
— Nosso objetivo principal é ter um grupo de meninas que pratiquem atividades físicas, esportes e para participar de competições — pontua.
O objetivo principal eram os campeonatos estaduais tanto Catarinense e Gaúcho, o qual consagraram-se campeãs, com a oportunidade de jogos internacionais, com Argentina e Uruguai ao participar do Seven Bi-nacional, na cidade de Rivera no Uruguai.
Atualmente, o grupo é composto por 16 meninas, mas chegou a ter 30 praticantes pré-pandemia.
— Com o retorno dos trabalhos esse ano, estamos focados em reestruturar o clube e voltar a ter um número elevado de atletas. Unindo as meninas que já tem experiência em jogos com iniciantes — destaca.
O clube teve cinco atletas que foram convocadas pela Seleção Catarinense para jogar o Campeonato Brasileiro de Seleções.
– Ver elas sendo aprovadas foi muito satisfatório, isso para uma retomada de atividades. Vale lembrar que para praticar o Rugby basta procurar o clube em Chapecó — finaliza.




Fotos: Adriana Padilha